Casos em Espanha disparam. E nem a OMS tem explicação para o que está a falhar - Plataforma Media

Casos em Espanha disparam. E nem a OMS tem explicação para o que está a falhar

É atualmente o país da Europa com maior incidência de casos de covid-19. Responsável da OMS que analisou a situação não consegue encontrar justificações

Adiretora do departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde, Maria Neira, reconheceu nesta sexta-feira que, apesar de estar há várias semanas a estudar a situação alarmante de casos de covid-19 no país vizinho, não consegue encontrar uma explicação para o que está a falhar para Espanha ser neste momento o país da Europa com maior incidência de casos de covid-19.

O desabafo foi feito nesta sexta-feira durante um fórum sobre Nova Economia. Esta responsável lembrou que Espanha é atualmente o país com medidas mais restritivas sobre o uso de máscara, em comparação com outros países em que as normas não são tão rígidas, e em que mesmo assim a situação epidemiológica é melhor.

Maria Neira analisou ao mesmo tempo o comportamento da sociedade espanhola durante a pandemia, e garantiu que nem a transmissão familiar nem o comportamento dos jovens justificam a elevada incidência de coronavírus em Espanha. “É certo que houve um relaxamento dos mais jovens e algumas festas, mas isso não justifica toda a situação em que o país está atualmente. Em Itália os jovens também organizam e frequentam festas, tal como na França e na Suíça”, referiu.

A responsável da OMS sublinhou a importância de sensibilizar os cidadãos espanhóis, especialmente os jovens, bem como analisar a situação de instituições e para a necessidade de rastreios, a fim de detetar eventuais fragilidades e poder “corrigi-las”. “Também é necessário rever o plano de deteção de casos, de rastreamento de contactos, e garantir que o isolamento e quarentena sejam acompanhados. Se faltarem formas de rastreio, terão que ser encontradas, e se algo precisar de ser corrigido, terá que ser feito”, atirou.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MundoPolítica

Comissária diz ser "demasiado cedo" para considerar um novo plano de recuperação europeu

LifestyleMundo

McDonald's e Uber vão incentivar americanos a receber a vacina

BrasilSociedade

Universidade brasileira pede para testar em humanos terceira vacina

Cabo VerdeEconomia

Cabo Verde e Espanha avançam para acordo de proteção recíproca de investimentos

Assine nossa Newsletter