Casos em Espanha disparam. E nem a OMS tem explicação para o que está a falhar - Plataforma Media

Casos em Espanha disparam. E nem a OMS tem explicação para o que está a falhar

É atualmente o país da Europa com maior incidência de casos de covid-19. Responsável da OMS que analisou a situação não consegue encontrar justificações

Adiretora do departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde, Maria Neira, reconheceu nesta sexta-feira que, apesar de estar há várias semanas a estudar a situação alarmante de casos de covid-19 no país vizinho, não consegue encontrar uma explicação para o que está a falhar para Espanha ser neste momento o país da Europa com maior incidência de casos de covid-19.

O desabafo foi feito nesta sexta-feira durante um fórum sobre Nova Economia. Esta responsável lembrou que Espanha é atualmente o país com medidas mais restritivas sobre o uso de máscara, em comparação com outros países em que as normas não são tão rígidas, e em que mesmo assim a situação epidemiológica é melhor.

Maria Neira analisou ao mesmo tempo o comportamento da sociedade espanhola durante a pandemia, e garantiu que nem a transmissão familiar nem o comportamento dos jovens justificam a elevada incidência de coronavírus em Espanha. “É certo que houve um relaxamento dos mais jovens e algumas festas, mas isso não justifica toda a situação em que o país está atualmente. Em Itália os jovens também organizam e frequentam festas, tal como na França e na Suíça”, referiu.

A responsável da OMS sublinhou a importância de sensibilizar os cidadãos espanhóis, especialmente os jovens, bem como analisar a situação de instituições e para a necessidade de rastreios, a fim de detetar eventuais fragilidades e poder “corrigi-las”. “Também é necessário rever o plano de deteção de casos, de rastreamento de contactos, e garantir que o isolamento e quarentena sejam acompanhados. Se faltarem formas de rastreio, terão que ser encontradas, e se algo precisar de ser corrigido, terá que ser feito”, atirou.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
BrasilMundo

Opas pede a países para não exigirem teste de Covid-19 aos viajantes

LifestyleMundo

Quando as fronteiras se fecham o amor resiste

MundoSociedade

As marcas no rosto de uma enfermeira em tempos de pandemia

PolíticaPortugal

"Não vamos poder ter um Natal igual ao dos anos anteriores"

Assine nossa Newsletter