Agentes sociais debatem hoje papel dos jovens na construção da paz - Plataforma Media

Agentes sociais debatem hoje papel dos jovens na construção da paz

Diversos agentes sociais debatem hoje em Pemba, capital de Cabo Delgado (norte de Moçambique) o papel dos jovens na construção da paz, numa altura em que muitos têm sido recrutados por grupos armados rebeldes que atacam a região.

A organização é da Fundação MASC – Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil e o objetivo do debate, que será também transmitido via Internet, passa por clarificar experiências que “fortaleçam a capacidade e intervenção dos jovens na mitigação e combate à violência extremista”. 

O evento terá como oradora principal Ana Mota Teles, especialista em contra extremismo e membro do The Counter Extremism Hub, iniciativa global que reúne atores relevantes na área de combate à violência radical.

Participam outros membros e colaboradores do MASC, entre eles, elementos do grupo temático sobre casamentos prematuros, que tem trabalhado com deslocados de guerra.

A organização do evento escolheu a data de hoje como forma de assinalar o feriado de 04 de outubro, Dia da Paz, por ocasião da passagem do 28.º aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz em Moçambique.

Cabo Delgado, a província costeira mais a norte de Moçambique, que faz fronteira com a Tanzânia, enfrenta uma crise humanitária com mais de mil mortos e 250.000 deslocados internos após três anos de conflito armado entre as forças moçambicanas e rebeldes, cujos ataques já foram reivindicados pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, mas cuja origem continua por esclarecer.

A região deverá acolher nos próximos anos investimentos da ordem dos 50 mil milhões de dólares (42,6 mil milhões de euros) em gás natural, liderados pelas petrolíferas norte-americana Exxon Mobil e francesa Total (que já tem obras no terreno).

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MoçambiquePolítica

Nyusi apela ao envolvimento da comunidade muçulmana na luta contra o terrorismo

EconomiaMoçambique

Cabo Delgado: Suspensão do projeto de gás ameaça 23,6 ME de mercadorias adquiridas

MoçambiqueSociedade

OIM: Deslocados de Palma ultrapassam os 40 mil

MoçambiquePolítica

UE: Moçambique "tem a responsabilidade de garantir a segurança do país”

Assine nossa Newsletter