Mike Pompeo esteve no Vaticano mas não viu o Papa - Plataforma Media

Mike Pompeo esteve no Vaticano mas não viu o Papa

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, esteve no Vaticano mas não reuniu com o Papa. Foi recebido por altos funcionários da Santa Sé. Um dia depois de criticar a política do Papa Francisco a respeito da China.

Um encontro de 45 minutos, num “clima de respeito” e “cordial”, durante o qual foi possível as partes apresentarem as respectivas posições sobre a China e falar sobre alguns dos conflitos que “estão ensanguentando o mundo”, indicou o Vaticano.

Mike Pompeo conversou com o número dois do Vaticano, o secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, e o secretário para Relações com os Estados, monsenhor Paul Gallagher. Isto depois do Papa ter recusado a proposta de encontro feita por Pompeo para uma reunião a dois.

“Sim, ele pediu. Mas o Papa já havia dito claramente que figuras políticas não são recebidas em períodos eleitorais. Essa é a razão”, explicou Parolin.

Nas imagens colocadas no twitter do secretário de Estado norte-americano, a propósito da visita à Comunidade de Santo Egídio, em Roma, o mais próximo que esteve de um Papa foi através de um retrato de João Paulo II.

As relações entre Estados Unidos e o Vaticano são tensas desde a assinatura, em setembro de 2018, de um histórico acordo “provisório” entre a Santa Sé e Pequim sobre a nomeação de bispos.

O pedido de Pompeo na quarta-feira para que o pontífice tenha mais “coragem” para lutar contra as perseguições religiosas na China afetou, ainda mais, as relações entre os EUA e o Vaticano.

A Santa Sé, fiel ao seu estilo cauteloso, reiterou ao chefe da diplomacia americana que o acordo tem caráter pastoral, que será ratificado e tem como objetivo unir as duas igrejas católicas do país asiático.

O cardeal Parolin tem repetidamente declarado que a intenção de propor a renovação do Acordo, ainda na forma provisória, visa “enfatizar o seu carácter genuinamente pastoral, com a finalidade tão somente de fazer com que os bispos chineses estejam em plena comunhão com o Sucessor de Pedro”.

Related posts
MundoPortugal

Papa pede à Cimeira Ibero-americana "vacinação extensiva"

MundoSociedade

Papa pede que FMI e Banco Mundial reduzam dívidas de países pobres

Sociedade

Vaticano vai vacinar na Páscoa 1.200 pessoas pobres e marginalizadas

Política

Papa corta salários dos cardeais e membros da Cúria Romana

Assine nossa Newsletter