Mais de 60 pessoas presas em Hong Kong no Dia Nacional da China - Plataforma Media

Mais de 60 pessoas presas em Hong Kong no Dia Nacional da China

Pelo menos 69 pessoas foram presas, em Hong Kong, sob suspeita de participarem numa assembléia não autorizada ou de cometer outros crimes no Dia Nacional da China.

Hong Kong já havia se preparado para o caos potencial na quinta-feira, mas havia mais polícias do que manifestantes nas ruas, com as autoridades a colocarem nas ruas cerca de seis mil policiais no dia em que se assinala o 71º aniversário da fundação da República Popular da China.

Segundo relata o jornal South Morning Post, durante todo o dia a tropa de choque patrulhou a cidade, parava e revistava os transeuntes.

“Após repetidas advertências, que foram ignoradas, a polícia prendeu pelo menos 60 pessoas (…) suspeitas de participarem de uma manifestação não autorizada e de outros delitos vinculados à ordem pública”, declarou a polícia em um comunicado publicado na rede social Facebook.

Uma marcha proposta pela Frente de Direitos Humanos Civis já tinha sido proibida anteriormente por motivos de segurança e saúde pública, devido à pandemia de coronavírus.

A Frente queria organizar uma manifestação para mostrar apoio aos 12 fugitivos de Hong Kong que foram capturados no mar enquanto fugiam para Taiwan, e que agora estão detidos na China continental, acusados de crimes relacionados com a travessia ilegal da fronteira.

Recorde-se que há um ano, Hong Kong vivia um dos dias mais violentos daquela Região Admistrativa Especial da China. Tal como hoje, celebrava-se o Dia da República Popular da China e milhares sairam às ruas.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPolítica

Amnistia Internacional denuncia violação de direitos humanos durante os protestos no Chile

ChinaHong Kong

Presas mais de 10 mil pessoas em Hong Kong no último ano

ChinaHong Kong

Hong Kong, um ano antes

ChinaHong Kong

Hong Kong: Proibidas manifestações no dia 1 de outubro, dia da República Popular da China

Assine nossa Newsletter