Covid-19: Galeria Solidária arrecada e distribui a fotógrafos prejudicados pela pandemia - Plataforma Media

Covid-19: Galeria Solidária arrecada e distribui a fotógrafos prejudicados pela pandemia

Sob o lema “ninguém solta a mão de ninguém”, diversos fotógrafos estão a ajudar os seus camaradas de trabalho

Trabalhos de Cristiano Mascaro, Rogério Assis, Claudio Edinger, Marlene Bergamo, Ricardo Stuckert, Raphael Alves ou Gonçalo Lobo Pinheiro, entre muitos outros, estão a compor a Galeria Solidária de Fotografia, projeto que a Associação Profissional de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC) de São Paulo, com o apoio do coletivo Fotógrafos pela Democracia, tem vindo a promover no Instagram. No final de Agosto, as contas revelaram a venda de 55 fotos, o que representa uma ajuda de 12 mil e cem reais.

O objetivo é auxiliar fotógrafos que têm vindo a ser prejudicados, de alguma forma, com a crise criada pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

A participação é simples. Até final de outubro, cada fotógrafo participante do projeto oferece uma foto sua para venda. Todas as imagens – com curadoria de Mônica Zarattini e Toni Pires – são colocadas no Instagram com ampliações no tamanho 20 x 20 cm, vendidas pelo valor único de 220 reais e padronizadas em impressão jato de tinta em papel algodão.

São três opções de participação: o autor pode escolher doar 100% do valor da venda para a gestão do projeto e os cadastrados que precisam do benefício, doar 50% do valor ou se cadastrar para receber a doação também.

O projeto é coordenado por Levi Bianco, Marcello Fim, Marcos Muzi, Silvia Zamboni e Vinícius Pereira e terminará no dia 20 de outubro. Podem participar fotógrafos associados da Arfoc-SP e membros do coletivo Fotógrafos pela Democracia. Contudo, a rede de solidariedade já saiu do Brasil, com algumas participações internacionais.

Com a regulamentação da Lei Aldir Blanc, a organização pretende vender toda a coleção da 20 x 20 Galeria Solidária de Fotografia ao governo estadual ou municipal de São Paulo.

Artigos relacionados
MundoSociedade

Eslováquia vai testar toda a população num único fim de semana

PortugalSociedade

Portugal ultrapassa os 100 mil casos de covid-19

MundoSociedade

E depois da Covid-19? Eventuais sequelas vão desde danos cerebrais a fadiga

BrasilSociedade

Covid-19: Brasil soma 153.905 óbitos e 5,2 milhões de infeções

Assine nossa Newsletter