Unicef vai instalar pontos de água em mais de 1.500 escolas da Guiné-Bissau - Plataforma Media

Unicef vai instalar pontos de água em mais de 1.500 escolas da Guiné-Bissau

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou hoje que vai instalar pontos de água em 1.500 escolas da Guiné-Bissau, no âmbito dos apoios dados ao combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus

“Na área educativa estamos a apoiar o Ministério da Educação na reabertura das escolas com formação dos professores e diretores, na área do saneamento e da prevenção de doenças. Também vamos instalar pontos de água para lavagem de mãos em 1.500 escolas do país”, disse Ainhoa Jaureguibeitia, representante adjunta da Unicef na Guiné-Bissau.

Jaureguibeitia falava no Alto Comissariado para a Covid-19, em Bissau, onde procedeu à entrega de 20 camas hospitalares para o centro de isolamento de pacientes com aquela doença.

As aulas na Guiné-Bissau deveriam ter começado em setembro, mas o início do ano letivo foi adiado para 05 de outubro para serem criadas condições de permanência nas escolas no âmbito do combate à pandemia.

O Alto Comissariado para a Covid-19 vai voltar a reunir-se com o Ministério da Educação esta semana e espera que estejam reunidas as condições para o início do ano escolar.

“É importante que as crianças possam voltar às escolas”, afirmou a alta comissária para a covid-19, Magda Robalo.

Segundo Ainhoa Jaureguibeitia, também vão ser instalados pontos de água em 50 centros de saúde de Bissau e das regiões e em 900 aldeias de várias regiões do país.

A maior parte das casas e escolas da Guiné-Bissau não tem água canalizada. Lavar as mãos com regularidades é uma das formas de prevenir a covid-19, além da utilização de máscara e do distanciamento social.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19, a Guiné-Bissau registou na última semana 38 novos casos positivos, elevando o total acumulado para 2.362, mantendo-se 39 óbitos.

Artigos relacionados
FuturoMundo

Covid-19: UNICEF vai adquirir mais de mil milhões de seringas para futuras vacinas

SociedadeTimor-Leste

Crianças timorenses sem condições básicas de higiene nas escolas, alerta UNICEF

BrasilSociedade

Aulas presenciais retornam em 18 municípios do estado do Rio

PortugalSociedade

Há 122 escolas com casos de covid-19 em Portugal

Assine nossa Newsletter