Nyusi quer um país sustentável e produtor - Plataforma Media

Nyusi quer um país sustentável e produtor

Na primeira cerimónia de entrega de financiamento no âmbito do projecto Sustenta, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ter chegado o momento para Moçambique se tornar num país produtor e sustentável e deixar de depender de doações para viver. E para que isso aconteça é necessário que processos como o do Sustenta decorram sem haver “esquemas” que possam subverter a sua essência.

O Projecto Sustenta é um projeto de gestão integrada de agricultura e recursos naturais, cujo objetivo é promover e facilitar o desenvolvimento rural integrado, com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias rurais. Dinamizar as cadeias de valor de base orestal, empoderando todos os envolvidos com os recursos necessários e gerando as sinergias possíveis, de forma a aumentar a produtividade, assegurando em simultâneo fornecimento de resposta imediata em caso de uma crise ou de emergências elegíveis.

No entanto, o Chefe de Estado alertou os beneficiários de que os valores e equipamentos financiados pertencem ao povo moçambicano, não são ofertas. Tudo o que está a ser alocado tem o final de tornar o país auto-suficiente.

Nyusi entregou 85 motorizadas para igual número de extensionistas agrários, 20 tratores entregues aos agricultores agregadores de camponeses do setor familiar, kits de sementes, fertilizantes e pesticidas para as culturas de alto rendimento que vão beneficiar oito mil famílias.

Na cerimónia foram igualmente entregues cheques aos “agregadores”. Os mesmos receberam valores que variam de 4 a 6 milhões de Meticais. A estes adicionam-se três empresas, que receberam entre 100 a 400 milhões de Meticais para desenvolverem a cadeia do valor do arroz.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MoçambiquePolítica

Moçambique pede apadrinhamento de Portugal na compra da vacina

EconomiaMundo

Reino Unido vai proibir venda de automóveis a diesel e gasolina a partir de 2030

MundoPolítica

Governo de Trump vai abrir leilão para exploração petrolífera no Alasca

LifestylePlataforma Sabores

Cogumelos com cheiro a café, a paixão de Jacquemin

Assine nossa Newsletter