Início China China realiza exercícios militares perto de Taiwan durante visita de alto cargo dos EUA

China realiza exercícios militares perto de Taiwan durante visita de alto cargo dos EUA

Pequim disse esta sexta-feira que está a conduzir exercícios militares perto de Taiwan, numa altura em que um diplomata norte-americano está de visita à região, ação que enfureceu a China

As relações entre os Estados Unidos da América e a China estão no ponto mais baixo em décadas, com tensão crescente nas áreas de comércio, militar e segurança, bem como de atribuição de culpas face à pandemia de Covid-19.

A tensão entre China e Taiwan, essa, data desde o final da guerra civil em 1949, com Pequim a querer anexar o território à China continental, a bem ou a mal.

Pequim tem observado atentamente e com alguma preocupação o fortalecer das relações entre os EUA e Taiwan, que começou a materializar-se com a visita de Alex Azar no último mês.

Keith Krach é a segunda visita em dois meses. O secretário norte-americano de crescimento económico, energia e ambiente aterrou em Taipei esta quinta-feira para uma visita oficial de três dias.

Durante 40 anos, não houve um alto cargo do governo dos EUA, como Krach, a visitar Taiwan.

Numa conferência de imprensa realizada hoje de manhã, o ministro de defesa chinês afirmou que a República Popular da China estava a “realizar exercícios militares perto do estreito de Taiwan”, quando lhe perguntaram qual seria a resposta da China à visita de Krach à Formosa.

“É uma ação legítima e necessária para salvaguardar a soberania e integridade terrritorial da China, dada a situação atual no estreito de Taiwan”, disse Ren Guoqiang aos jornalistas presentes.

Ren deixou o aviso que a força militar chinesa tem “capacidade suficiente” para contra-atacar qualquer ameaça externa.

Nas últimas semanas, Taiwan tem verificado um aumento nas incursões de aviões caças chineses na zona aérea da ilha.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!