Início Brasil Polícia do Brasil intima filhos de Bolsonaro a depor sobre atos antidemocráticos

Polícia do Brasil intima filhos de Bolsonaro a depor sobre atos antidemocráticos

A Polícia Federal (PF) brasileira intimou o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro, filhos do Presidente do país, a deporem como testemunhas no inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga a organização de atos antidemocráticos.

A informação foi avançada pelo canal televisivo CNN Brasil, que teve acesso aos autos do inquérito, que tramita sob segredo de Justiça.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil já se tinha manifestado contra a audição dos dois filhos do chefe de Estado, Jair Bolsonaro, alegando não existirem indícios do envolvimento dos políticos nas manifestações antidemocracia, e que os depoimentos em causa não seriam fundamentais para o apuramento do caso. Porém, a PF manteve a posição.

Em causa está um inquérito aberto em abril, por determinação do juiz do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes e a pedido da PGR, para apurar a organização de manifestações contra a democracia no país, que pediram o encerramento do Supremo e do Congresso, assim como uma intervenção militar.

Nesse sentido, a polícia brasileira cumpriu vários mandados de busca e apreensão na residência de aliados de Jair Bolsonaro, com o intuito de aceder a eventuais provas sobre a organização de protestos antidemocráticos, assim como quem os financia.

Entre os alvos das ações policiais estavam deputados federais, senadores e diversos outros apoiantes do líder do executivo, como empresários, ‘bloggers’ e ‘youtubers’.

As investigações da PGR consideram que aliados políticos de Jair Bolsonaro usaram dinheiro público para divulgar atos antidemocráticos.

A mais alta instância do poder judicial brasileiro analisa ainda a divulgação de notícias falsas e ameaças a juízes por apoiantes de Bolsonaro.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!