Empresário Carlos São Vicente constituído arguido e ouvido na PGR angolana - Plataforma Media

Empresário Carlos São Vicente constituído arguido e ouvido na PGR angolana

O empresário angolano Carlos São Vicente começou hoje a ser ouvido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola por suspeita dos crimes de peculato e branqueamento de capitais, entre outros.

A informação foi confirmada à Lusa por fonte da PGR, que acrescentou que a sessão já foi suspensa, devendo ser retomada na quinta-feira.

Em causa está o congelamento de uma conta bancária de Carlos São Vicente na Suíça, com cerca de 900 milhões de dólares, o equivalente a 752 milhões de euros, por suspeitas de lavagem de dinheiro, segundo divulgou um blogue suíço que acompanha questões judiciais naquele país, citando um despacho do Ministério Público da Suíça.

Segundo noticiou a rádio pública angolana, RNA, o empresário chegou à Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), órgão da Procuradoria-Geral da República de Angola, antes das 10:00 e começou a ser ouvido 10 minutos depois.

Carlos São Vicente, que foi ouvido durante cerca de três horas, faz-se acompanhar de dois advogados, de acordo ainda com a mesma rádio.

As autoridades judiciais angolanas ordenaram já a apreensão de vários edifícios do grupo AAA, pertencente ao empresário Carlos São Vicente, que está a ser investigado na Suíça por peculato e branqueamento de capitais.

Segundo um comunicado do Serviço Nacional de Recuperação de Ativos da Procuradoria-Geral da República emitido na semana passada, foram apreendidos os edifícios AAA, os hotéis IU e IKA, localizados em todo o território nacional e o edifício IRCA, localizado na Rua Amílcar Cabral, em Luanda.

A PGR justificou a apreensão com indícios da prática de crimes de peculato, participação económica em negócio, tráfico de influência e branqueamento de capitais, crimes pelos quais foi constituído arguido.

Related posts
AngolaPolítica

Acusação de empresário Carlos São Vicente aponta ex-vice-PR angolano como parceiro

AngolaSociedade

Carlos São Vicente acusado de fraude fiscal superior a mil milhões de euros

AngolaPolítica

Standard Bank convoca assembleia-geral com renovação da destituição de Carlos São Vicente na agenda

AngolaSociedade

Ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente ouvido em processo de corrupção

Assine nossa Newsletter