Gana reage com fúria nas redes sociais à nomeação de um chinês como "Nkosuohene" ou "chefe" - Plataforma Media

Gana reage com fúria nas redes sociais à nomeação de um chinês como “Nkosuohene” ou “chefe”

Sun Qiang foi nomeado “Nkosuohene” – que significa chefe de desenvolvimento – em Kwahu Abetifi, uma cidade na região oriental do Gana. Nas redes sociais multiplicaram-se os comentários indignados

A nomeação do chinês Sun Qiang como “chefe de desenvolvimento” da cidade de Kwahu Abetifi, no Gana, gerou uma explosão de reações nas redes sociais do país africano. É que o título honorífico é concedido a pessoas que, não sendo membros da realeza, viram os seus esforços agraciados pelo impacto positivo para a sociedade. Foi o caso de Sun Qiang, como noticiou a BBC.

As fotos do cidadão chinês a ser carregado nos ombros pelos residentes da cidade foram partilhadas nas redes sociais. Geraram reações de cidadãos indignados do Gana. Linda Masarira escreveu no Twitter: “Mas que disparate é este @GhanaPresidency? Nunca num milhão de anos um africano se tornará membro da realeza na China. O que se passa connosco? A este ritmo nunca ninguém jamais levará os africanos a sério.”

Kelvin Kufakunesu escreveu, também no Twitter: “Isto é pura loucura”. Liam acrescentou: “Oooh estamos acabados”. E assim sucessivamente. Os poucos que lembraram que a concessão da honraria foi apenas uma homenagem ao cidadão chinês por ter ajudado ao desenvolvimento de uma cidade tiveram muito menos expressão.

Assine nossa Newsletter