Início Manchete China será maior economia do mundo em 2032, diz Conselho de Estado

China será maior economia do mundo em 2032, diz Conselho de Estado

Uma unidade de investigação do Governo chinês previu que a China ultrapasse os Estados Unidos como a maior economia do mundo, em pouco mais de uma década, apesar da guerra comercial e tecnológica entre os dois países.

A previsão é do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento (RDC, na sigla em inglês) do Conselho de Estado chinês, e tem como premissa o sucesso da nova estratégia de desenvolvimento do Governo chinês, de se concentrar mais no mercado interno, face às crescentes tensões geopolíticas que o país enfrenta.

O relatório também enfatiza a suposição de que o crescimento económico do país é imparável.

Segundo o grupo de investigadores, liderado por Chen Changsheng, que supervisiona a pesquisa sobre macroeconomia, as disputas entre a China e os EUA vão-se intensificar nos próximos cinco anos.

“Não se pode descartar que os EUA vão usar todos os métodos possíveis para conter o desenvolvimento da China, incluindo a imposição de sanções financeiras às empresas chinesas (?) confiscar as participações da China no Título do Tesouro norte-americano (?) ou coagir outros países a impor embargos de tecnologia à China, bem como excluir a China do sistema de pagamento em dólar”, alertou o relatório.

No entanto, o mesmo documento prevê que Washington não vai conseguir impedir o crescimento económico da China.

A participação do país asiático na economia mundial vai aumentar para 18,1%, em 2025, depois de se ter fixado nos 16,2%, em 2019. A participação dos EUA cairá para 21,9% por cento, depois de, no ano passado, ter ascendido a 24,1%, previram os pesquisadores.

No entanto, também há análises que apontam que a China pode nunca vir a ultrapassar os Estados Unidos e ocupar o primeiro lugar, devido ao envelhecimento da sua população.

O antigo ministro do Comércio da China, Chen Deming, advertiu, em abril de 2019, que a China “não deve presumir que será “número 1” mais cedo ou mais tarde”.

A consultora Capital Economics divulgou um relatório, em janeiro passado, que aponta que a desglobalização terá um impacto nas vantagens económicas da China.

“A suposição generalizada de que a China vai ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia do mundo provavelmente está errada”, lê-se no relatório.

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, Chen Changsheng é um dos economistas do governo que participou de um simpósio realizado por Xi, na semana passada, visando preparar o 14º plano quinquenal, que vai ser apresentado no próximo ano.

A sua equipa argumentou que o cenário económico global passará por uma mudança radical nos próximos anos, à medida que Estados e multinacionais incorporam cada vez mais a “segurança” nas suas cadeias de fornecimento, com a economia global a fragmentar-se em três grandes blocos, centrados na América do Norte, Europa e China.

Fatores importantes que devem impulsionar o crescimento futuro da China são a economia digital do país e o setor dos serviços, concluíram os pesquisadores.

A participação do setor industrial no PIB (Produto Interno Bruto) da China pode cair para 35%, em 2025, de 39%, em 2019, enquanto a participação do setor dos serviços deve aumentar para cerca de 60%, em 2025, de 53,9%, em 2019.

A contribuição da economia digital da China está projetada para aumentar de cerca de 6%, em 2019, para 11%, em 2025, segundo o relatório.

No entanto, os investigadores também observaram que a ambição da China de criar um enorme mercado interno vai ser restringida pela grande e crescente disparidade da riqueza no país.

O rápido envelhecimento da população chinesa vai ser também um grande desafio para a China, ao longo dos próximos cinco anos, com a população em idade ativa a diminuir em 20 milhões de pessoas durante aquele período.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!