Início Angola Huawei e 5G nos negócios estrangeiros

Huawei e 5G nos negócios estrangeiros

CLbrief

A Huawei vai dar formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de última geração, incluindo 5G, a funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Angola (MIREX), ao abrigo de um acordo bilateral celebrado entre as duas entidades.

O Memorando de Entendimento entre a Huawei e o MIREX foi assinado a 21 de Agosto, em Luanda, proporcionando 500 horas de formação em TIC a 50 funcionários do ministério, focadas “nas últimas tecnologias”, de acordo com um comunicado do ministério.

“As ações de formação incluem, designadamente, o progresso da indústria e tecnologia 5G, redes de comunicação de dados, computação em nuvem e inteligência artificial”, acrescenta o documento.

O pessoal do Governo angolano ligado às TIC também receberá 3.000 horas de formação de certificação da Huawei e participará nos exames de certificação da marca chinesa.

“As ações de capacitação visam fornecer as melhores práticas, melhorar a eficiência e a experiência do ministério e contribuir para a melhoria da infraestrutura digital, com base no sistema de videoconferência IdeaHub e Wi-Fi6”, entre outras, esclarece o MIREX.

O acordo foi assinado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros angolana, Esmeralda Mendonça, e pelo director-geral da Huawei, Chu Xiaoxin.

Segundo o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, o entendimento agora firmado “será uma mais-valia para o MIREX, sobretudo pela componente de formação de quadros, e responde à estratégia do ministério de aumentar o nível profissional dos quadros, para responder aos desafios atuais, tanto ao nível das relações bilaterais como ao nível multilateral”.

“O momento atual do mundo, decorrente da pandemia da COVID-19, exigiu de todos a urgência de redesenhar novas formas de comunicação e interação e as TIC têm desempenhado um papel preponderante, perante a distância que fomos obrigados a observar”, enfatizou Esmeralda Mendonça.

Chu Xiaoxin expressou enorme satisfação com a assinatura do memorando, classificando-o como um passo importante para estreitar as relações entre a Huawei e o MIREX.

O responsável da companhia chinesa, acompanhado pelo embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao, foi também recebido em audiência pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Téte António. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!