EUA garantem cumprir exigências de Cabo Verde para extraditar Alex Saab - Plataforma Media

EUA garantem cumprir exigências de Cabo Verde para extraditar Alex Saab

Os Estados Unidos da América (EUA) estão a cumprir “todos os requisitos e garantias” exigidas por Cabo Verde no pedido de extradição do empresário Alex Saab, considerado testa-de-ferro de Nicolás Maduro, garantiu hoje a embaixada norte-americana na Praia

Através de um comunicado enviado à agência Lusa, naquela que é a primeira declaração oficial daquela representação diplomática sobre este caso, a embaixada afirma que o litígio em curso, referente ao pedido dos EUA para a extradição Alex Saab, para “responder a acusações de lavagem de dinheiro”, é “um assunto judicial a ser decidido pelos tribunais independentes de Cabo Verde”.

“A independência judicial é o pilar da democracia. Os Estados Unidos reconhecem o poder judicial de Cabo Verde como um elemento fundamental da sua forte democracia e respeitam o processo legal estabelecido pelas leis e pela Constituição de Cabo Verde”, lê-se na nota.

O arquipélago de Cabo Verde está no centro de uma disputa entre os EUA e a Venezuela desde a detenção do empresário colombiano Alex Saab, considerado testa-de-ferro de Nicolás Maduro, na ilha do Sal.

O Tribunal da Relação do Barlavento, na ilha de São Vicente, a quem competia a decisão de extradição, aprovou esse pedido em 31 de julho, mas a defesa de Saab, liderada pelo ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, recorreu para o Supremo Tribunal do país.

Alex Saab, 48 anos, foi detido em 12 de junho pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas, durante uma escala técnica no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA, que o consideram um testa-de-ferro de Nicolás Maduro.

No entanto, a defesa e o Governo da Venezuela insistem na ilegalidade da detenção de Saab, por viajar com passaporte diplomático, como “enviado especial” do executivo de Maduro.

Artigos relacionados
CulturaPolítica

Patos, camelos, girassóis e mãozinhas. Uma história da propaganda nas eleições dos EUA

MundoPolítica

Deputados americanos pedem ao governo que boicote G20 em Riade

MundoPolítica

Obama acusa Trump de nunca ter levado o cargo "a sério"

MundoPolítica

Trump abandona abruptamente entrevista no programa 60 Minutos

Assine nossa Newsletter