Ministro Wang Yi visita o Tibete para "enviar mensagem à Índia" - Plataforma Media

Ministro Wang Yi visita o Tibete para “enviar mensagem à Índia”

Os dois países deram poucos sinais para tentar resolver o impasse que levou a um confronto mortal no Vale de Galwan no passado mês junho

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, fez uma rara visita ao Tibete na passada sexta-feira, incluindo uma viagem à disputada fronteira com a Índia, enquanto o impasse militar de três meses entre os dois países continua arrastando-se com poucos sinais de resolução.

Embora uma declaração concisa emitida pelo Ministério das Relações Exteriores no sábado não mencionasse a Índia, a viagem de Wang à fronteira foi descrita por observadores como um gesto incomum e simbólico.

Negociações diplomáticas e cinco rodadas de negociações militares não conseguiram romper o impasse sobre a longa disputa na fronteira, que se transformou numa disputa ampla e cada vez mais perigosa sobre comércio, tecnologia, investimento ou geopolítica.

Wang, que é o representante especial da China nas negociações fronteiriças com a Índia, afrimou que a segurança e a estabilidade do Tibete são de importância crucial para o desenvolvimento geral da China. O ministro pediu aos diplomatas chineses que trabalhem com as autoridades locais para proteger a segurança nacional.

A viagem aconteceu um dia antes do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prometer engrossar as fileiras militares com 1,4 milhões de soladados com vista à defesa da soberania do país.

A China tem uma longa fronteira não delimitada com a Índia, que fica principalmente na província do Tibete.

Wang tornou-se o primeiro oficial de topo do governo central a visitar a área de fronteira desde o confronto mais mortal ocorrido a 15 de junho no disputado vale de Galwan. Vinte soldados indianos perderam a vida no confronto, enquanto Pequim se recusou a revelar o número de vítimas do lado chinês.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoSociedade

Índia reautoriza financiamento estrangeiro às Missionárias da Caridade

ChinaPolítica

MNE chinês inicia visita ao leste de África com olhos postos no Índico

Mundo

Rússia inicia entrega de mísseis de longo alcance à Índia

ChinaPolítica

China quer “ensinar” EUA a tratar países como iguais

Assine nossa Newsletter