21 empresas da Grande Baía na lista Fortune Global 500 - Plataforma Media

21 empresas da Grande Baía na lista Fortune Global 500

O site Fortune China publicou esta semana a lista Fortune Global 500 para este ano.

A China possui 133 empresas na lista, ultrapassando os EUA com 121. Com 14 de Guangdong e sete de Hong Kong, a Área da Grande Baía tem 21 empresas listadas, mais uma do que no ano passado. Cerca de 80 por cento destas empresas conseguiu também obter um lugar mais elevado na lista, comparativamente a 2019.

Entre as empresas listadas encontram-se a Ping An (21º), a Huawei (49º), a Tencent (197º) e a Lenovo (224º). A Gree Eletric, sediada em Zhuhai, está no lugar 436, pelo segundo ano consecutivo. A anterior lista de três cidades, Hong Kong, Guangzhou e Shenzhen, foi assim alargada a cinco cidades: Hong Kong, Guangzhou, Shenzhen, Foshan e Zhuhai, provando as mudanças no centro económico da região ao longo dos últimos anos. Este ano Shenzhen conseguiu ter oito empresas na lista, ultrapassando Hong Kong pela primeira vez e provando o crescimento anual da força económica de Shenzhen.

A revista Fortune publica todos os anos a “Global 500” com base na receita anual e lucro líquido de cada empresa. É considerada a lista de ranking empresarial mais importante do mundo, e por isso também um importante recurso para compreender as tendências de desenvolvimento das empresas líderes mundiais.

Outro ponto a salientar na lista deste ano é a China (incluindo Hong Kong) ter conseguido ver 124 empresas listadas, sendo a primeira vez que ultrapassa os EUA, com 121. Adicionando ainda as empresas de Taiwan presentes na lista, a China conseguiu um total de 133 empresas. 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter