Início » O que é que Kamala Harris e António Costa têm em comum?

O que é que Kamala Harris e António Costa têm em comum?

Se Joe Biden derrotar Donald Trump nas eleições de novembro, os Estados Unidos terão pela primeira vez uma vice-presidente mulher, negra e de origem asiática. O jornal Washington Post dá conta de outros países do continente americano e europeu onde políticos com raízes indianas chegaram ao poder, incluindo Portugal.

senadora Kamala D. Harris, a candidata a vice-presidente de Joe Biden, o candidato democrata às presidenciais norte-americanas de novembro, é filha de imigrantes – a mãe indiana e o pai jamaicano conheceram-se enquanto estudantes universitários, na Califórnia.

Adivinha-se uma campanha quente em que as questões identitárias vão polarizar o debate. Se serão ou não um trunfo é o que se verá.

A inspiradora história das suas origens tem suavizado, até certo ponto, escreve o Washington Post, a suspeição entre os progressistas norte-americanos em relação às posições políticas moderadas de Harris.

“Apesar da merecida crítica por parte da esquerda em relação a algumas das suas opções políticas, Obama e Harris representam a democracia cosmopolita e interracial em que a maioria dos americanos aspira viver atualmente”, escreve Manisha Sinha, professora de história afro-americana na universidade de Connecticut, que tem também raízes indianas.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!