O que é que Kamala Harris e António Costa têm em comum? - Plataforma Media

O que é que Kamala Harris e António Costa têm em comum?

Se Joe Biden derrotar Donald Trump nas eleições de novembro, os Estados Unidos terão pela primeira vez uma vice-presidente mulher, negra e de origem asiática. O jornal Washington Post dá conta de outros países do continente americano e europeu onde políticos com raízes indianas chegaram ao poder, incluindo Portugal.

senadora Kamala D. Harris, a candidata a vice-presidente de Joe Biden, o candidato democrata às presidenciais norte-americanas de novembro, é filha de imigrantes – a mãe indiana e o pai jamaicano conheceram-se enquanto estudantes universitários, na Califórnia.

Adivinha-se uma campanha quente em que as questões identitárias vão polarizar o debate. Se serão ou não um trunfo é o que se verá.

A inspiradora história das suas origens tem suavizado, até certo ponto, escreve o Washington Post, a suspeição entre os progressistas norte-americanos em relação às posições políticas moderadas de Harris.

“Apesar da merecida crítica por parte da esquerda em relação a algumas das suas opções políticas, Obama e Harris representam a democracia cosmopolita e interracial em que a maioria dos americanos aspira viver atualmente”, escreve Manisha Sinha, professora de história afro-americana na universidade de Connecticut, que tem também raízes indianas.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
EconomiaPolítica

Costa confirma saída de secretária de Estado dos Assuntos Europeus do Governo

PolíticaPortugal

Otelo: Estado "curva-se obviamente" perante memória do militar de Abril

EconomiaPortugal

Costa confiante que Portugal será dos melhores a executar os fundos até 2026

MundoPolítica

Oposição acusa primeiro-ministro da Índia de traição por espionagem

Assine nossa Newsletter