Início » Doentes com covid-19 só precisam de dez dias de isolamento

Doentes com covid-19 só precisam de dez dias de isolamento

Isaura Almeida

Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA diz que o vírus perder capacidade de contágio ao décimo dia após o aparecimento de sintomas.

Afinal quanto tempo deve um paciente infetado com covid-19 estar em isolamento ou quarentena? De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, o isolamento ou quarentena para pacientes com covid-19 deve ser de “dez dias após o início dos sintomas” em vez dos 13 recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a pesquisa norte-americana, os pacientes com sintomas leves e moderados “geralmente” não representam risco de contágio 10 dias após o início dos sintomas e, portanto, não precisam ser retestados para terem alta. “Os dados disponíveis indicam que pessoas com covid-19 leve a moderado permanecem infecciosas não mais de 10 dias após o início dos sintomas”, afirmou o CDC a 22 de julho.

A recomendação norte-americana não surpreendeu Julian Tang, virologista da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e da Universidade Nacional de Singapura, que “há vários meses” aconselha as equipes clínicas a libertar os doentes após 10 dias de isolamento: “Nunca se alcançará risco zero absoluto, mas os estudos mostraram que o desenvolvimento do vírus para, em geral, após 10 dias.”

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!