Covid-19: África do Sul já tem mais de meio milhão de infetados - Plataforma Media

Covid-19: África do Sul já tem mais de meio milhão de infetados

A África do Sul ultrapassou os 500 mil casos de infeção por covid-19, o que representa mais de metade de todos os casos confirmados no continente africano, foi anunciado este sábado.

De acordo com o ministro sul-africano da Saúde, Zwelini Mkhize, hoje foram confirmados 10.107 novos casos de infeção com o novo coronavírus, totalizando agora 503.209, incluindo mais de 8.100 mortes.

Com uma população de cerca de 58 milhões de habitantes, a África do Sul é o quinto país, a nível global, com mais casos confirmados, depois dos Estados Unidos, Brasil, Rússia e Índia.

Mais de 35% dos casos confirmados ocorreram na província de Gauteng, que inclui as cidades de Joanesburgo e Pretória.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 680 mil mortos e infetou mais de 17,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.737 pessoas das 51.310 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Em África, há 19.650 mortos confirmados em mais de 927 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 4,9% em 2020, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos, de 10,2% na zona euro e de 5,8% no Japão.

Artigos relacionados
MundoSociedade

Bomba nuclear: Uns têm, uns escondem, outros querem e alguns desistiram dela

MundoSociedade

Ensaio clínico de vacina da Pfizer começa com quase 30 mil participantes

MundoSociedade

Mulheres são as mais prejudicadas pelo impacto da pandemia no comércio

MundoSociedade

África do Sul tem 24 mil profissionais de saúde infetados com covid-19

Assine nossa Newsletter