Nova Zelândia suspende tratado de extradição com Hong Kong - Plataforma Media

Nova Zelândia suspende tratado de extradição com Hong Kong

A Nova Zelândia suspendeu nesta terça-feira (28) o tratado de extradição com Hong Kong devido à “profunda preocupação” com a nova lei de segurança que a China impôs no território, uma medida adotada anteriormente por Canadá, Reino Unido e Austrália.

“A adoção por parte da China da nova lei sobre a segurança nacional corroeu os princípios do Estado de Direito” e “violou os compromissos da China com a comunidade internacional”, declarou o ministro de Relações Exteriores da Nova Zelândia, Winston Peters.

A suspensão, que pode irritar Pequim, principal parceiro comercial de Wellington, é justificada porque “a Nova Zelândia não pode confiar mais na independência do sistema judicial de Hong Kong em relação à China”, completou o ministro.

Peters disse também que a Nova Zelândia reforçará as restrições às exportações de material militar para Hong Kong e alertou os cidadãos neozelandeses que queiram visitar a antiga colônia britânica.

Três parceiros da Nova Zelândia nos serviços de inteligência “Five Eyes” (Canadá, Reino Unido, Austrália) também suspenderam seus tratados de extradição com Hong Kong, enquanto os Estados Unidos sinalizaram querer seguir os mesmos passos.

Pequim ainda não reagiu oficialmente, mas a diplomacia chinesa alertou que as pressões contra a China em relação à lei de segurança é uma “ingerência grosseira nos assuntos internos” do gigante asiático.

Os detratores do governo chinês denunciam que a lei de segurança coíbe as liberdades civis e os direitos humanos em Hong Kong.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Cultura

PM da Nova Zelândia critica projeto de filme sobre ataques a mesquitas

ChinaPolítica

Nova Zelândia reconhece que divergências com a China são "mais difíceis" de conciliar

LifestyleSociedade

Nova Zelândia dificulta viagens de regresso: "Se não for rico, não volte"

Timor-Leste

Nova Zelândia envia equipamentos de proteção para Timor-Leste

Assine nossa Newsletter