Início Destaques Absentismo parlamentar: PS e Bloco são quem mais falta

Absentismo parlamentar: PS e Bloco são quem mais falta

A primeira sessão legislativa da XIV legislatura está a chegar ao fim. O DN faz as contas às faltas dos deputados ao plenário desde outubro de 2019.

Tirando o PCP e o PEV, a esquerda fica tremida na fotografia do absentismo parlamentar nesta primeira sessão legislativa da XIV legislatura, agora prestes a terminar (o último plenário está marcado para o próximo dia 23).

Contas feitas pelo DN, revelam que, com 75 sessões plenárias realizadas desde que a legislatura se iniciou (outubro de 2019), o PS, sendo o maior partido parlamentar (108 deputados), é também o partido mais faltoso, fazendo-se a média das faltas por deputado.

Ao todo, os deputados socialistas faltaram 939 vezes (soma de faltas justificadas com faltas injustificadas, que são aliás pouquíssimas), o que dá uma média de 8,6 faltas por deputado.

Ora, o segundo partido mais faltoso, nesta média, é o Bloco de Esquerda, com 6,8 faltas por deputado (o grupo parlamentar bloquista tem 19 deputados ao todo). E o terceiro é o PAN (três deputados apenas, depois da dissidência de Cristina Rodrigues), com uma média de 6,7 faltas.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!