O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, foi hoje baleado em Maputo, capital moçambicana, e está hospitalizado.
O dirigente da principal confederação patronal de Moçambique foi baleado por desconhecidos e está a ser assistido no serviço de urgências do Instituto do Coração.
À porta da unidade estão reunidos vários empresários a aguardar informações sobre o estado de saúde de Agostinho Vuma, que, referiram, entrou consciente.
O empresário foi intercetado por duas pessoas armadas pelas 15:00 (14:00 em Lisboa) no edifício onde tem o seu escritório, na Avenida Josina Machel, junto à baixa de Maputo, disse Leonel Muchina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em conferência de imprensa.
Foi atingido com dois disparos, sendo de imediato socorrido, referiu.
Os atiradores, não identificados, saíram do edifício e fugiram num automóvel estacionado nas imediações, segundo testemunhas no local.
O caso está a ser seguido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).
O porta-voz do comando da PRM da cidade de Maputo disse ser prematuro adiantar eventuais motivos do crime, acrescentando que a polícia não tem registo formal de ameaças ao empresário.