China alocou 200 milhões de yuans (US 28,3 milhões) do orçamento central para apoiar a construção de centros de transporte em cinco cidades para aprimorar os serviços ferroviários de carga China-Europa.
De acordo com um comunicado da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, os fundos serão utilizados para apoiar a construção de projetos de demonstração em Zhengzhou, Chongqing, Chengdu, Xi’an e Urumqi, numa tentativa de melhorar a eficiência da rede de transporte dos serviços ferroviários de carga.
A entidade explicou que o investimento intensificará a coordenação para orientar as autoridades locais na construção de centros de transporte e fornecer forte apoio para a construção conjunta da iniciativa Faixa e Rota.
O serviço de transporte ferroviário China-Europa foi iniciado em 2011 e é considerado uma parte significativa da Iniciativa da Faixa e Rota para impulsionar o comércio entre a China e os países participantes. Durante a pandemia do coronavírus, o serviço provou ser um sistema de transporte confiável.