África arrisca abrir o espaço aéreo para se proteger de uma recessão histórica - Plataforma Media

África arrisca abrir o espaço aéreo para se proteger de uma recessão histórica

O Egito reabriu os seus aeroportos na quinta-feira passada e outros Estados africanos preparam-se para fazer o mesmo, numa altura em que há 492 mil infetados no continente. África enfrenta a sua primeira recessão em 25 anos com os setores do turismo e viagens em colapso

O número de mortos devido à covid-19 em África subiu hoje para 11.622, mais 262 nas últimas 24 horas, e há 492 mil infetados, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente. Apesar da subida de casos, vários Estados africanos estão a querer seguir as pisadas do Egito que na quinta-feira reabriu o seu espaço aéreo depois de o ter fechado por três meses.

Segundo o site Africanews, o risco tem uma explicação que assenta na outra epidemia que o continente negro atravessa: a económica. África enfrenta a sua primeira recessão em 25 anos e os setores de viagens e turismo já perderam 55 mil milhões de dólares desde o início da pandemia de Covid-19.

O Presidente do Senegal afirmou que o espaço aéreo do país reabre no próximo dia 15 de julho. Os 15 membros da Comunidade Económica da África Ocidental deverão reabrir os respetivos espaços aéreos a 21 de julho. A Nigéria retomará os voos domésticos a 8 de julho e o Ruanda a 1 de agosto.

A maioria dos 54 países africanos fecharam o seu espaço aéreo durante a quarentena de três meses. Isso deu-lhes tempo para se prepararem para a pandemia mas, por outro lado, prejudicou os esforços para fazer entrar no continente medicamentos fundamentais e vacinas contra outras doenças, sublinha o artigo do Africanews.

Durante a pandemia, África teve muito menos voos do que outras regiões do mundo. Em toda a África Ocidental e Central realizava-se uma média de um único voo por dia, segundo dados da Organização Internacional da Aviação Civil.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Cabo VerdeSociedade

Aeroportos de Cabo Verde com recorde de quase 226 mil passageiros em agosto

MundoSociedade

OMS recomenda não utilizar dois medicamentos anticovid com anticorpos

Política

Tribunal diz que compra de vacinas na UE foi tardia e não previu falhas

ChinaEconomia

Estratégia ‘zero casos’ é economicamente mais “racional”

Assine nossa Newsletter