Livro proibido em Hong Kong publicado em Portugal - Plataforma Media

Livro proibido em Hong Kong publicado em Portugal

Joshua Wong

Jovem de Hong Kong, um dos rostos mais visíveis do movimento pró-democracia, é o autor de “(Da Falta de) Liberdade de Expressão” agora publicado pela Bertrand. O livro está entre os retirados das bibliotecas de Hong Kong após a entrada em vigor da nova lei de segurança nacional

No mês em que entra em vigor em Hong Kong a nova lei de segurança nacional, chega às livrarias portuguesas, editado pela Bertrand, o manifesto político e biografia de Joshua Wong, um dos mais jovens ativistas políticos daquela região e rosto das manifestações pró-democracia da ex-colónia britânica.

“(Da Falta de) Liberdade de Expressão”, escrito a quatro mãos com Jason Y. NG, foi um dos livros retirados das bibliotecas de Hong Kong esta semana. A obra “conta como Wong passou de um jovem tímido que gostava de banda desenhada para ser considerado um dos líderes mais influentes do mundo pelas revistas TIME, Prospect e Forbes”, lê-se no comunicado de imprensa da Bertrand. “Wong combina sem esforço a sua própria história com a de Hong Kong – seu sistema político, desigualdades sociais, paradoxos e idiossincrasias e a luta para obter concessões da mais poderosa autocracia do mundo”.

A obra está dividida em três partes: explica como Wong se tornou um ativista político, reúne as cartas que escreveu enquanto prisioneiro político e termina com um apelo global à união e à ação em defesa dos valores democráticos. Com introdução de Ai Weiwei – artista e ativista chinês – e prefácio de Chris Patten – último governador de Hong Kong – “(Da Falta de) Liberdade de Expressão” é um livro “essencial para compreendermos a atualidade política internacional e a importância da defesa dos valores democráticos em todo o mundo”, diz a editora em comunicado.

Artigos relacionados
CulturaMundo

Tóquio 1964, os Jogos que fizeram da cidade uma montra do futuro

CulturaMacau

Macau adere à Organização das Cidades Património Mundial

CulturaMacau

Ciclo de conferências aborda três facetas da obra de Eça de Queiroz

BrasilCultura

Caetano Veloso comemora 78 anos com live com os filhos

Assine nossa Newsletter

Vale a pena ler...
Hong Kong retira livros de ativistas pró-democracia das bibliotecas públicas