Lançado programa-piloto “Ligação Financeira Transfronteiriça” - Plataforma Media

Lançado programa-piloto “Ligação Financeira Transfronteiriça”

O Banco Popular da China, a Autoridade Monetária de Hong Kong e a Autoridade Monetária de Macau anunciaram esta semana a criação na Área da Grande Baia Guangdong-Hong Kong-Macau de um programa-piloto de “Ligação Financeira Transfronteiriça”, assim como o respetivo enquadramento legal.

Segundo este anúncio, a “Ligação Financeira Transfronteiriça” poderá ser dividida em duas ligações, norte e sul. A “ligação norte” oferecerá a residentes de Hong Kong e Macau a oportunidade de abrirem contas de investimento em bancos do continente na Área da Grande Baía e comprarem assim os respetivos produtos financeiros. Já a “ligação sul” oferecerá aos residentes da zona continental da Grande Baía a possibilidade de criarem contas de investimento com bancos de Hong Kong e Macau, podendo assim comprar produtos financeiros disponibilizados por essas instituições. 

De acordo com a Autoridade Monetária de Macau, a “Ligação Financeira Transfronteiriça” é uma nova política que vem facilitar o processo de investimento para residentes na Grande Baía. Este mecanismo não só oferece ao público a possibilidade de adquirir produtos financeiros fora da fronteira através do seu banco, como também expande os canais de administração financeira entre Macau e o continente e simplifica o processo de investimento transfronteiriço. Isso irá não só aumentar o uso e fluxo entre fronteiras da moeda chinesa, como também criará novas oportunidades de negócio para os bancos. 

Seguem-se para já todos os trabalhos de preparação necessários, como a negociação com a instituição financeira reguladora do continente sobre os detalhes de execução do novo programa-piloto, a assinatura de um acordo de cooperação que estabelece um mecanismo de comunicação e coordenação para prevenção de riscos e a efetiva aplicação do sistema.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
BrasilChina

Banco Popular da China promete maior apoio a Macau

Economia

Linha da vida para pequenas empresas: Funcionará?

Economia

Banco Central da China apoia plano de ação do G20

Assine nossa Newsletter