Início Mundo Filadélfia planeia remover estátua de Colombo

Filadélfia planeia remover estátua de Colombo

Funcionários em Filadélfia planeiam remover a estátua de Cristóvão Colombo no Marconi Plaza, uma praça localizada no sul da cidade, anunciou quinta-feira o escritório do prefeito Jim Kenney.

As tensões entre as pessoas pró e contra a estátua “deterioraram-se para uma situação preocupante de segurança pública”, informou o escritório em comunicado.
Colombo tornou-se um símbolo das contribuições dos italianos à história americana, mas “estudiosos e historiadores descobriram documentação em primeira mão, estabelecendo que a sua chegada às Américas também marcou o início do deslocamento e genocídio dos povos indígenas”, afirma o comunicado.

A maior cidade do estado do leste dos EUA, Pensilvânia, pedirá à Comissão de Arte da Filadélfia que aprove a remoção da estátua em 22 de julho e permitirá a entrada do público por meio de declarações escritas até 21 de julho, de acordo com um relatório da CNN.

Em muitas cidades do país, incluindo Boston, Minneapolis e Richmond, capital da Virgínia, as estátuas de Cristóvão Colombo foram desmontadas ou desfiguradas durante os protestos contra a brutalidade e o racismo da polícia, além de debates sobre estátuas confederadas e outros monumentos controversos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!