Início » Altercação entre Índia e Paquistão aumenta tensão nos Himalaias

Altercação entre Índia e Paquistão aumenta tensão nos Himalaias

Plataforma

O última questão entre a Índia e o Paquistão, devido à expulsão de diplomatas, parece complicar ainda mais a situação de insegurança na região dos Himalaias, numa altura em que a Índia e a China continuam de costas voltadas na fronteira

Envolta em disputas fronteiriças com a China e o Nepal, a Índia pediu ao Paquistão paraque reduza pela metade o pessoal da embaixada em Nova Deli – e faria o mesmo em Islamabad -, numa escalada de tensões entre os dois arqui-rivais de armas nucleares.

Embora não seja incomum a Índia e o Paquistão expulsarem os diplomatas um do outro, a medida marca um dos maiores rebaixamentos dos laços bilaterais desde 2001. Segue a decisão contenciosa do primeiro-ministro Narendra Modi, em agosto, de revogar a autonomia da Caxemira, um país muçulmano disputado. região do Himalaia.

Observadores chineses estavam preocupados que as relações entre Índia e Paquistão pudessem se deteriorar ainda mais, alertando que isso não apenas os colocaria em rota de colisão perigosa, mas também poderia ter implicações na região.

Segundo eles, o subcontinente indiano estava em um de seus momentos mais perigosos da história, com desconfiança e sentimento nacionalista surgindo em meio a disputas territoriais de longa duração, queixas e tensões históricas sobre interesses econômicos e geopolíticos.

“As já tensas relações Índia-Paquistão estão no curso de um ciclo arriscado de escalada em direção à violência e ao conflito”, disse Sun Shihai, especialista em assuntos do sul da Ásia na Universidade de Sichuan.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!