Início Moçambique Igreja católica considera que “população de Cabo Delgado foi esquecida”

Igreja católica considera que “população de Cabo Delgado foi esquecida”

Plataforma

Reunidos na Conferência Episcopal de Moçambique entre os passados dias 9 e 13 de junho, os bispos católicos não se esqueceram do que se tem passado em Cabo Delgado, e dedicaram uma mensagem aos “irmãos e irmãs de Cabo Delgado” afectados pelos ataques terroristas e pela crise humanitária, agravada pela pandemia de Covid-19

Na missiva, tal como o PLATAFORMA tem vindo a mostrar nos últimos dias com vídeos e diversos testemunhos, os bispos descrevem um cenário de várias atrocidades praticadas naquela província e que deixam homens, mulheres e crianças com medo, obrigados a procurar refúgio nas matas, sem meios de subsistência.

A igreja católica questiona as razões para os ataques em Cabo Delgado, e reconhece que a população daquela parte do território moçambicano “foi esquecida”. Está muita coisa coisa em jogo em Cabo Delgado, assume. O Governo moçambicano terá a sua quota parte de culpa, uma vez que, entre muitas coisas, atribui causas externas ao conflito” numa tentativa de branquear os altos níveis de pobreza e de desigualdades sociais, acusam os bispos.

Os bispos saúdam ainda o movimento de solidariedade que tem crescido nos últimos tempos como forma de alívio da crise humanitária que afecta mais de 200 mil pessoas e classificam como “desoladoras” as consequências da violência armada com “mortes, incêndios nas aldeias, destruição
de infra-estruturas económicas e sociais, populações assustadas e esfomeadas, famílias em fuga e literalmente confundidas e desorientadas sem saber onde buscar abrigo e protecção”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!