Início » A garota de Ipanema já é vovó

A garota de Ipanema já é vovó

Leonídio Paulo Ferreira

Helô Pinheiro tinha 17 anos quando deslumbrou Tom Jobim e Vinicius de Moraes ao passar junto ao botequim do Veloso. Hoje tem 75, no cabelo trocou o moreno pelo loiro mas continua charmosa.

Hoje Helô Pinheiro é loira e dentro de um mês faz 75 anos, mas quando passou naquela tarde de 1962 junto do botequim do Veloso, na praia de Ipanema, e deslumbrou António Carlos Jobim (ou melhor, Tom Jobim) e Vinicius de Moraes era morena e tinha 17 anos. Conta o jornalista brasileiro Ruy Castro, grande contador de histórias do Rio de Janeiro, que “de facto, Helô Pinheiro pode ter inspirado aquela letra de Vinicius em particular. Mas, como o próprio Vinicius sabia melhor do que ninguém, ela não foi o protótipo, nem de longe, das garotas de Ipanema. Estas – moças inteligentes, independentes, corajosas e livres – já tinham sido muitas e vinham desde os anos 1940. Em meu livro Ela É Carioca – Uma Enciclopédia de Ipanema, trato de cada uma delas. E dou também o devido crédito à Helô como, por um mero acaso, recém-chegada do conservador bairro do Grajaú, onde nascera e morara durante toda a adolescência, tendo motivado aquela canção ao passar diante do bar”.

De seu nome completo Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, a jovem beldade de olhos azuis era filha de um oficial do exército e de uma funcionária pública e a mudança para a zona das praias cariocas só aconteceu depois do divórcio dos pais. Mesmo assim, assegura Ruy Castro, a “professorinha” Helô nunca foi ali como peixe na água e os seus planos de vida eram bem conservadores: não tardou muito, casou com Fernando Pinheiro, herdeiro de uma siderurgia e craque do vólei do Flamengo. O casal teve três filhas e um filho. E entre os netos destaca-se Bruna, de 22 anos, que a vovó diz ser a nova garota de Ipanema.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!