Início Brasil Floresta amazónica tem mais de cinco mil indígenas infetados

Floresta amazónica tem mais de cinco mil indígenas infetados

Pelo menos 5.628 indígenas que vivem na floresta amazónica em nove países da América do Sul, incluindo o Brasil, estão infetados e 548 morreram devido à covid-19, refere um levantamento da Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam).

A organização, ligada à Igreja Católica, reúne dados sobre o número de indígenas infetados em todos os países que partilham a maior floresta tropical do mundo (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela) em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazónica (Coica).

O último levantamento, com dados até terça-feira, indica ainda que 93 povos indígenas da floresta amazónica já foram afetados pela doença do novo coronavírus.

O país com mais casos de covid-19 registados entre indígenas é o Peru, com 2.191, seguido da Colômbia (1.809) e do Brasil (1.346).

O Peru também registou o maior número de indígenas mortos na (349), seguido do Brasil (151) e da Bolívia (21).

O levantamento adianta que houve um grande crescimento no número de casos detetados entre o final de maio e o início de junho.

Um relatório anterior, com dados até 26 de maio, indicava 2.278 infeções entre indígenas da Amazónia e 506 mortes causadas pela covid-19, que atingia 73 povos.

Assim, o número de casos detetados da doença no final de maio mais do que duplicou esta semana.

A Repam alertou que a pandemia, que já se tornou uma verdadeira tragédia em cidades como Manaus e Belém, no Brasil, ou em Iquitos no Peru, chegou ao coração da floresta, especialmente nos rios que cortam a fronteira entre o Brasil, Peru e a Colômbia, e junto aos quais habitam milhares de indígenas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!