Início » Líder da Zâmbia deseja a Kaunda feliz 96º aniversário

Líder da Zâmbia deseja a Kaunda feliz 96º aniversário

O presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, prestou homenagem nesta terça-feira ao ex-líder Kenneth Kaunda, uma das principais figuras dos movimentos de libertação da África, no dia do seu 96.º aniversário.

O líder da Zâmbia disse que admira o contributo de Kaunda na luta pela independência do país e na luta pela libertação de outros países do sul da África.

Numa carta de parabéns, o líder zambiano disse que a história da África não poderia ser contada sem a menção do nome de Kaunda.

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que também é presidente da União Africana (UA), elogiou Kaunda pela sua contribuição para a luta pela independência na África. Ele disse que o ex-presidente continua sendo um fator motivador para a atual liderança na África.

Kaunda governou a Zâmbia desde 1964, quando o país conseguiu a independência, até 1991. Também trabalhou ativamente na promoção do relacionamento entre a China e a Zâmbia.

Kaunda é visto como um pilar na construção da relação entre os dois países. A ligação de Kaunda com a China remonta à década de 1960, quando ele procurou ajuda da China para a construção de uma linha ferroviária.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!