O Governo chinês emitiu hoje uma directriz que decreta três minutos de luto nacional para amanhã, 4 de abril, Festival de Qingming, comumente conhecido como o dia de finados no país.
O evento servirá para a China prestar homenagem aos compatriotas falecidos devido à pandemia de Covid-19. Por forma a expressar as profundas condolências pelo sacrifício de mártires e compatriotas falecidos na luta contra a pandemia do novo coronavírus, “pessoas de todo o país deverão observar três minutos de silêncioa partir das 10h da manhºa de amanhã”, pode ler-se no aviso emitido pelo Estado chinês.
Após o toque de um sinal, todos, sem excepção, incluindo embaixadas e consulados de países estrangeiros deverão parar tudo o que estão a fazer e colocar as suas bandeiras a meia-haste, respeitando na íntegra os três minutos de silêncio decretados, refere ainda o comunicado.
A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro em Wuhan, na província de Hubei, registou até ao momento um total de 81.589 casos, incluindo 3.318 mortes e 76.408 curados.