Início » Palavra-chave da quarta sessão do 19º Comité Central

Palavra-chave da quarta sessão do 19º Comité Central

encerramento da quarta sessão da reunião do 19º Comité Central do Partido Comunista Chinês é de igual importância ao primeiro dia de outubro, motivando a publicação de um artigo da agência de notícias Xinhua com o título: “Uma grande declaração num ponto importante da história”. Após uma reunião de quatro dias entre os mais importantes deputados, foi emitido um comunicado com mais de cinco mil palavras, no qual a palavra “sistema” é repetida 77 vezes, sendo a palavra-chave desta reunião. 

A modernização do sistema socialista com características chinesas e do sistema de administração do país, tal como a forma como estes mantém a nação sólida e estável, são uma questão prioritária para os líderes em Pequim. 

Na quarta sessão de reunião entre o 19º Comité Central do Partido foram discutidas as principais mudanças do próximo século, tendo em conta que a China se encontra numa fase crucial de transformação. 

O grande interesse sobre os assuntos discutidos nesta reunião, dentro e fora do partido, aos níveis nacional e internacional, deve-se ao facto de a China atualmente assumir uma posição importante no espaço global. Claro que estas expectativas também trazem algumas dúvidas, mas tal não impede o país de se continuar a desenvolver ao seu ritmo, especialmente no que diz respeito ao sistema e capacidade de administração, priorizando três objetivos: primeiro, até 2021, ano que marca o 100º aniversário da criação do Partido Comunista Chinês, conseguir transformar o sistema numa estrutura mais sólida; em segundo, até 2035 melhorar vários sistemas nacionais, estando todos estes integrados e modernizados; e por último, até ao 100º aniversário da criação da República Popular da China, modernizar por completo o sistema de administração nacional, consolidar o sistema de governação socialista com características chinesas e demonstrar a sua superioridade. 

Várias novas ideias surgiram nesta reunião, como por exemplo a necessidade de criação de uma missão e intenção. É provavelmente a primeira vez que tal é mencionado, fazendo com que ao nível histórico esta sessão seja memorável. 

A competição entre nações e economias é cada vez mais renhida, incluindo entre Governos, forças militares, e até sistemas. Sem um bom sistema não se atingem resultados, e sem uma melhoria do mesmo estes resultados podem estar em risco. 

Alguns países parecem estar numa prisão de rejeição, com os Governos a demorarem a implementar medidas e com instituições públicas demasiado rígidas devido ao foco no balanço de contas, como uma cobra que se imobiliza com a própria cauda.  

David Chan* 08.11.2019

* Editor Senior

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!