Início Uncategorized Escolhidos para liderar mais cinco anos

Escolhidos para liderar mais cinco anos

A Assembleia Popular Nacional (APN) elegeu esta semana, nos últimos dias  da sessão plenária anual,  os órgãos da República Popular da China (RPC) para  um mandato de cinco anos. O presidente Xi Jinping foi eleito por unanimidade e aclamação pelos quase 3000 delegados do órgão supremo legislativo da China. Já Wang Qishan, que tinha abandonado a estrutura liderante do Partido Comunista da China  (PCC) no XIX Congresso realizado em Outubro de 2017, regressou ao palco principal da política chinesa ao ser eleito, com apenas um voto contra, vice-presidente da RPC, substituindo Li Yuanchao.

Um outro aliado próximo de Xi Jinping, Yang Xiaodu, foi a escolha para liderar a recém criada poderosa Comissão Nacional de Supervisão, um órgão com amplos poderes disciplinares e de luta contra a corrupção que visará funcionários do estado e gestores públicos, mesmo os que não são membros do PCC. Ao nível do Conselho de Estado, Li Keqiang foi reconduzido para um segundo mandato como primeiro-ministro, sendo acompanhado por quatro novos vice-primeiros ministros. Tal como tinha sido antecipado por analistas, dois dirigentes promovidos em outubro ao Comité Permanente do Polituburo do PCC ascenderam ao órgão legislativo de topo e à estrutura principal de aconselhamento do Governo Central: Li Zhanshu como presidente da APN e Wang Yang como presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). As sessões plenárias da CCPPC e da APN encerraram nos dias 15 e 20 março, respetivamente.

José Carlos Matias  23.03.2018

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!