LANÇADO SATÉLITE SINO-BRASILEIRO - Plataforma Media

LANÇADO SATÉLITE SINO-BRASILEIRO

 

O satélite sino-brasileiro CBERS-4 foi lançado no fim de semana a partir da base de Taiyuan, no norte da China, como parte do programa de cooperação entre ambos os países, um ano depois do fracasso do projeto CBERS-3.

Segundo confirmou hoje o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) brasileiro, o satélite entrou em órbita 12 minutos após o lançamento. O lançamento do CBERS-4 em Taiyuan, a cerca de 700 quilómetros de Pequim, foi assistido pelo ministro da Ciência, tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, o diretor do INPE, Leonel Perondi, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, segundo comunicado da instituição brasileira.

Os dados gerados pelo satélite serão usados para monitorizar a desflorestação, a expansão da agricultura e o crescimento das cidades. Este é o quinto equipamento sino-brasileiro, e teve a produção adiantada após a falha na tentativa de levar para o espaço o CBERS-3, em dezembro de 2013, que não alcançou velocidade e alturas suficientes.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter