Início Uncategorized MORREU PANDA GIGANTE SAM SAM

MORREU PANDA GIGANTE SAM SAM

A panda gigante Sam Sam, que vivia em Coloane, morreu  no domingo, de problemas renais, diagnosticados em finais de maio último e que foram agravados por ter entrado no período de reprodução, anunciou  o Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais de Macau (IACM).

O panda vivia num pavilhão dedicado à espécie na ilha de Coloane, Macau.

Técnicos do IACM explicaram que a doença é rara e que só foi detetada através das análises regulares que eram feitas aos dois pandas (um macho e uma fêma) que tinham sido oferecidos pela China, em 2009, por altura do 10 aniversário da transferência de poderes do território de Portugal para a China. Os pandas em cativeiro – observaram os técnicos – podem viver mais de 30 anos, mas em ambiente selvagem a média baixa para 19 anos.

O instituto vai continuar a colaborar com os técnicos chineses dedicados à conservação dos pandas no sentido de perceber as causas desta doença.