Início » CHUI SAI ON RETIRA BENEFÍCIOS POLÍTICOS

CHUI SAI ON RETIRA BENEFÍCIOS POLÍTICOS

Após dois protestos de rua, que surpreenderam pela sua dimensão, o Chefe do Executivo anunciou ontem que retira o diploma do regime de benefícios para quem tenha exercido altos cargos políticos em Macau. Em nome de uma “vasta auscultação dos diversos setores da sociedade e um maior consenso social”, diz o comunicado oficial emitido ontem.

Na sequência de uma reunião extraordinária do Conselho Executivo, “foi considerado que a proposta constitui uma parte importante e imprescindível para a construção institucional do sistema político da Região Administrativa Especial de Macau. No entanto, tendo em atenção que a mesma tem sido alvo de grandes divergências no seio da sociedade e tem ainda espaço para melhoramentos, é necessário auscultar a opinião pública e mais tempo para estudo e análise, com vista a uma maior consensualidade”, diz a nota governamental.

A decisão surge no final de uma semana de tensão política, marcada pelo duplo protesto de rua contra a proposta de lei dos subsídios vitalícios para quem termine o exercício de altos cargos políticos, diploma que previa ainda a imunidade do Chefe do Executivo. Perante a dimensão da marcha que percorreu o centro da cidade, o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On,  pediu logo à Assembleia Legislativa que suspendesse a votação do diploma, reconhecendo a “preocupação elevada dos cidadãos” e entendendo haver “espaço para aperfeiçoar a proposta”.

Essa decisão não abortou contudo um segundo protesto, na terça-feira, em frente ao parlamento, onde a votação do diploma, na especialidade, foi substituída por  outra:  o diploma foi congelado, à espera de uma nova versão, mas não foi liminarmente retirado. Decisão que surgiu ontem. “Na reunião do Conselho Executivo “foi ainda considerado que a base de obtenção do consenso social consiste na consulta da opinião pública, acreditando-se que ele será possível com o empenho do Governo, da Assembleia Legislativa e dos diferentes setores da sociedade e análise de forma aprofundada e aberta das diversas opiniões e sugestões, para em conjunto se constituir o tal sistema”, diz o comunicado que anuncia a retirada formal da proposta de lei.

 

DOIS PONTOS POLÉMICOS

 

O debate durante a semana centrou-se em dois pontos polémicos diretamente ligados à proposta de lei:

– A diferença  entre os subsídios vitalícios para os titulares dos principais cargos políticos recrutados no setor privado e os valores atribuídos a quem ascende ao Governo a partir de uma carreira levada a cabo na Função Pública. Segundo a proposta do Executivo, a compensação é calculada com base em 30% da remuneração mensal auferida à data da cessação de funções, para quem tenha um currículo construído no setor privado; já para antigos funcionários públicos, o cálculo da remuneração é de 14% da remuneração mensal auferida à data da cessação de funções;

– A imunidade parlamentar  já existe para os deputados, que não podem ser investigados a não ser que a Assembleia levante a imunidade a pedido do Ministério Público. Por outro lado, os argumentos contrários à extensão desta prerrogativa ao Chefe do Executivo centraram-se nas dúvidas sobre quem levantaria a imunidade, no caso do líder do Governo, uma vez que, formalmente, este não é nomeado pela Assembleia, mas sim pelo Governo Central.

Nas e nas redes sociais multimplicaram-se comentário relativos a outros temas que terão contribuído para a dimensão duas manifestações; nomeadamente, o aumento das rendas de casa, a inflação e a alegada falta de transparência da governação. Oficialmente encabeçada por associações como a “Consciência de Macau” e a Associação Dos Trabalhadores da Função Pública, o protesto varreu as redes sociais e tomou proporções inesperadas. Os organizadores falam num dos maiores protestos de sempre em Macau, alegando terem estado entre 15 a 20 mil pessoas na marcha de domingo. As autoridades contabilizaram cerca de sete mil. Na manisfestação de terça-feira, à porta da Assembleia Legislativa, terão estado cerca de cinco mil pessoas.

 

古步毅 Paulo Rego

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website