Xi Jinping, secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China e Presidente chinês, afirmou esta terça-feira (9) ter alcançado um importante consenso com Kim Jong Un sobre o desenvolvimento das relações entre a China e a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) na nova era.
As duas partes tiveram também discussões aprofundadas sobre a salvaguarda da paz e da estabilidade na região e no mundo, disse Xi durante o almoço oferecido por Kim Jong Un, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia e presidente dos Assuntos de Estado da RPDC, e pela sua esposa, Ri Sol Ju, à qual assistiu acompanhado da sua esposa, Peng Liyuan.
Xi agradeceu a Kim a calorosa hospitalidade e os cuidados dispensados durante a visita, sublinhando que, através desta deslocação, sentiu ainda mais profundamente a cordialidade e a amizade demonstrados pelo partido, Governo e povo da RPDC para com o partido, Governo e povo chineses.
O entendimento mútuo entre a China e a RPDC tornou-se mais profundo e abrangente, e a direção futura do desenvolvimento das relações tornou-se mais clara e definida, afirmou Xi. O Presidente chinês disse estar disposto a trabalhar com Kim para liderar conjuntamente as relações entre a China e a RPDC rumo a um desenvolvimento ainda maior e para imprimir um novo e forte impulso à causa socialista dos dois países.
Leia também: Xi pede que China e Coreia do Norte consolidem confiança e impulsionem cooperação prática
Por seu lado, Kim afirmou que a visita de Xi foi um sucesso total, enviando ao mundo uma mensagem positiva de que a RPDC e a China estão a reforçar ainda mais a sua cooperação amistosa, o que atraiu uma ampla atenção internacional.
A visita de Xi teve grande significado para as relações bilaterais e para o futuro desenvolvimento da região, afirmou Kim, acrescentando que a RPDC está pronta para implementar seriamente os importantes consensos alcançados durante a visita, promover novos resultados concretos na cooperação bilateral e elevar as relações entre a RPDC e a China a um novo e mais elevado nível.
A visita marcou a primeira deslocação de Xi ao estrangeiro este ano e a sua primeira visita de Estado à RPDC em sete anos. Na manhã de terça-feira, Xi e Kim concordaram também que os dois países devem transmitir de geração em geração a sua grande amizade tradicional. Xi prestou homenagem à Torre da Amizade China-RPDC acompanhado da sua esposa, na companhia de Kim e da sua esposa.
À tarde, Xi concluiu a visita de Estado à RPDC e partiu de Pyongyang. Kim e a sua esposa deslocaram-se ao aeroporto para se despedirem de Xi e da sua esposa, tendo sido realizada uma grandiosa cerimónia de despedida em sua honra.
Xi e Kim concordaram igualmente que os anos em que a China e a RPDC lutaram lado a lado na década de 1950 constituem uma memória histórica eterna partilhada por ambas as partes.
Os dois líderes comprometeram-se a preservar conjuntamente os memoriais dedicados aos mártires dos Voluntários do Povo Chinês, a promover programas específicos sobre tradições revolucionárias e educação dos jovens e a transmitir o grande espírito da Guerra de Resistência à Agressão Norte-Americana e de Apoio à Coreia.
Na manhã de terça-feira, Xi, acompanhado por Kim, visitou ainda a Escola Central de Formação de Quadros do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang.