O Chefe do Executivo de Macau, Sam Hou Fai, afirmou, numa recepção oficial realizada em Madrid a 22 de abril, que a expansão da cooperação com países de língua espanhola constitui uma orientação estratégica do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
Durante a intervenção, o governante sublinhou que, em 2025, a RAEM, em conjunto com a Comissão Executiva da Zona de Cooperação em Hengqin, criou o Centro de Serviços Económicos e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa e Espanhola, bem como um fundo de desenvolvimento com um montante inicial de mil milhões de yuan (125 milhões de euros). O objetivo passa por ampliar o papel de Macau como plataforma de ligação e potenciar novas oportunidades de negócio.
A cerimónia contou com cerca de 300 participantes, incluindo representantes institucionais e empresariais de Espanha, membros da delegação oficial de Macau e figuras da comunidade chinesa. Entre os convidados estiveram a vice-presidente do Senado espanhol, Concha Andreu Rodríguez, e o embaixador da China em Espanha, Yao Jing.
No discurso, Sam Hou Fai recordou que o Presidente Xi Jinping e o Rei Felipe VI definiram uma orientação estratégica para reforçar a parceria global, incluindo a cooperação e a exploração de mercados de terceiros, como a América Latina. Destacou ainda o recente encontro entre Xi Jinping e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Pequim, que abriu caminho a novos avanços, sublinhando que a sua visita a Espanha visa concretizar esse consenso e explorar novas oportunidades.
Leia também: Sam Hou Fai marca presença em exposição de Macau em Madrid
O líder do Governo de Macau sublinhou ainda o papel histórico da região como ponte entre a China e o Ocidente, defendendo o aprofundamento das relações com Espanha em áreas como turismo, inovação tecnológica, convenções e exposições, bem como desenvolvimento sustentável.
Referiu também que Macau está alinhado com o 15.º Plano Quinquenal da China e a preparar o seu 3.º plano quinquenal, com foco na abertura ao exterior e na diversificação económica. Neste contexto, convidou empresas espanholas a investir no Interior da China, em Macau e na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.
Por sua vez, Concha Andreu Rodríguez salientou o momento positivo das relações entre Espanha e China, destacando o potencial de cooperação em sectores como tecnologia, energia, turismo e cultura.
Já o embaixador Yao Jing reafirmou o apoio do Governo Central à internacionalização de Macau e à promoção de parcerias com Espanha e países da América Latina, sublinhando o potencial de crescimento conjunto.
Durante a recepção, foram assinados cinco acordos de cooperação entre entidades de Macau e organizações empresariais espanholas, com vista ao reforço das relações económicas e à dinamização do intercâmbio bilateral.