Início » De aliado a adversário feroz, Péter Magyar pode destronar Viktor Orbán

De aliado a adversário feroz, Péter Magyar pode destronar Viktor Orbán

Em dois anos, o conservador Péter Magyar passou de homem "do sistema" a principal adversário do primeiro-ministro húngaro e o único com hipótese de acabar com 16 anos de poder do Fidesz nas legislativas de domingo.

Até então relativamente desconhecido, o advogado, cujo apelido significa ‘Húngaro’, demitiu-se em fevereiro de 2024 dos cargos que ocupava em empresas públicas e começou a criticar duramente o governo do Fidesz, denunciando “a oligarquia” que dizia estar “a arruinar o país”.

O afastamento ocorreu na sequência de um escândalo que levou à demissão da ex-mulher, Judit Varga, a então ministra da Justiça, por ter assinado um indulto presidencial a um diretor de um orfanato que encobriu casos de pedofilia. Também a então presidente húngara Katalin Novak se demitiu devido a este caso.

Leia mais em Jornal de Notícias

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website