Início » Papa Leão XIV visitará Fátima, garante núncio apostólico em Lisboa

Papa Leão XIV visitará Fátima, garante núncio apostólico em Lisboa

O núncio apostólico em Lisboa afirmou este sábado que o Papa Papa Leão XIV visitará “de certeza” o Santuário de Fátima, embora a data dependa da agenda internacional do líder da Igreja Católica. Em entrevista à Agência Lusa, Andrés Carrascosa Coso revelou ter falado pessoalmente com o Papa sobre a possibilidade da deslocação. “Quando estive com ele, falei sobre Fátima. Ele respondeu-me: ‘Eu vou’”, contou.

Segundo o representante da Santa Sé em Portugal, a confirmação da visita é certa, mas o calendário papal é complexo e condicionado por múltiplos fatores. “Quando vai ser vai depender da agenda do Papa, e ela nunca é simples”, sublinhou, acrescentando, contudo, que a ida a Fátima é uma intenção clara do atual pontífice.

Nomeado no início do ano, Carrascosa Coso — o primeiro espanhol a assumir o cargo de núncio em Portugal — chegou a Lisboa poucos dias após a passagem da depressão Kristin, tendo-se deslocado às zonas afetadas a convite do bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. O diplomata destacou a importância de uma presença próxima da Igreja junto das populações, assumindo como missão “ser um representante presente”.

Leia mais: Papa Leão XIV visita Angola entre 18 e 21 de abril

Desde a chegada, o núncio tem mantido uma política de maior proximidade com bispos, movimentos e fiéis, rompendo com um estilo tradicionalmente mais reservado. Defendeu uma “atitude de escuta” e de “caminho conjunto”, alertando para os riscos da secularização se a Igreja se limitar apenas às tradições, sem enraizar a fé na vida concreta das pessoas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!