A sessão reuniu membros do Conselho Administrativo, dirigentes das unidades académicas e administrativas, bem como representantes das duas associações. Num ambiente informal, foram partilhados planos de atividades, sugestões para o desenvolvimento da universidade e experiências, com o objetivo de reforçar a ligação entre a instituição, antigos alunos e estudantes.
Durante o encontro, o reitor da UPM, Marcus Im, afirmou que, em articulação com o planeamento do Governo de Macau, a universidade está a avançar com a construção da Cidade (Universitária) de Educação Internacional de Macau e Hengqin. Segundo o responsável, os trabalhos do campus da UPM na Zona de Cooperação estão a decorrer ativamente, prevendo-se o início das obras em 2027 e a conclusão básica em 2030.
Marcus Im explicou que, nessa fase, a sede em Macau e o campus em Hengqin passarão a funcionar num modelo de educação colaborativa inter-regional e internacional, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de elevada qualidade do ensino superior.
Leia também: Executivo da Zona de Cooperação de Hengqin avalia projetos estratégicos
O reitor destacou ainda a publicação da “Política Geral e Plano de Desenvolvimento da Universidade Politécnica de Macau (2026-2030)”, aprovada no final do ano passado, que define como metas o desenvolvimento de um campus internacional, a oferta de programas académicos de nível mundial e a afirmação da UPM entre as melhores instituições de ensino superior.
O presidente da Associação dos Antigos Alunos da UPM, Liu Kun Him, salientou a importância do encontro para reforçar a ligação com a alma mater e agradeceu o apoio contínuo da universidade. Indicou que, este ano, a associação irá apostar no fortalecimento da rede de antigos alunos, na orientação pré-profissional dos estudantes e na participação ativa no desenvolvimento do campus em Hengqin.
Já a presidente da Direcção da Associação de Estudantes da UPM, Lai Weng Tong, afirmou que a associação irá alinhar as suas iniciativas com a política de juventude de Macau e com o plano estratégico da universidade, promovendo atividades académicas e práticas, reforçando os serviços aos estudantes e contribuindo para um ambiente académico dinâmico tanto em Macau como em Hengqin.