Início » Maduro transferido para o tribunal de Nova Iorque. Suíça congela bens de líder deposto com “efeitos imediatos”

Maduro transferido para o tribunal de Nova Iorque. Suíça congela bens de líder deposto com “efeitos imediatos”

Algemado, o líder deposto da Venezuela foi transferido do Centro de Detenção Metropolitano de Brooklyn para o tribunal de Nova Iorque - juntamente com a mulher, Cilia Flores. O casal deverá ser presente ao juiz Alvin Hellerstein, esta segunda-feira.

Nicolás Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram capturados no sábado numa operação levada a cabo pelos EUA em Caracas. O antigo presidente venezuelano está acusado de tráfico de droga, terrorismo e posse de armas. Arrisca uma pena entre os 30 anos e a prisão perpétua.

A procuradora-geral norte-americana, Pam Bondi, tornou pública a acusação, que, segundo avançou a Associated Press, imputa ao presidente venezuelano a liderança de um “governo corrupto e ilegítimo que, durante décadas, utilizou o poder governamental para proteger e promover atividades ilegais, incluindo o tráfico de droga”.

A acusação alega ainda que os esforços de combate ao narcotráfico “enriqueceram e consolidaram a elite política e militar da Venezuela”.

Segundo o documento, de 25 páginas, a acusação estende-se à mulher de Maduro, Cilia Flores, e ao filho mais velho, Nicolás Ernesto Maduro Guerra – referido como O Príncipe ou Nicolasito. “Este tráfico de droga em larga escala também concentrou poder e riqueza às mãos da família de Maduro Moros, incluindo a sua mulher, a alegada primeira-dama da Venezuela, Cilia Adela Flores de Maduro, a arguida, e o filho de Maduro Moros, membro da Assembleia Nacional da Venezuela, Nicolas Ernesto Maduro Guerra, também conhecido por ‘Nicolasito” ou ‘O Príncipe’, o réu”, lê-se.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!