O Governo está a avançar com o planeamento da Zona Internacional de Cultura e Turismo Integrados, conhecida como Zona Cultural, com o objectivo de reforçar o posicionamento de Macau como Centro Mundial de Turismo e Lazer e promover a integração entre cultura, comércio e turismo.
Entre 13 e 15 de Novembro, o Instituto Cultural realizou três sessões de recolha de opiniões com representantes de vários serviços públicos, incluindo Turismo, Solos e Construção Urbana, Obras Públicas, Assuntos de Tráfego e o Instituto de Análise de Dados da Academia de Turismo da China.
Durante os encontros, foram apresentadas aos conselhos do Património Cultural, do Desenvolvimento Cultural, ao sector cultural e ao Conselho para o Desenvolvimento Turístico, as metas de posicionamento da Zona Cultural, a escolha do local, os equipamentos complementares e o futuro modelo de gestão.
Os participantes concordaram com o planeamento do Governo e sugeriram melhorias na acessibilidade, nos transportes e nas funcionalidades dos recintos, defendendo uma melhor integração da nova área com os actuais recursos culturais e turísticos, bem como o aproveitamento da paisagem marginal para elevar a qualidade dos espaços.
O Instituto Cultural anunciou ainda que duas sessões públicas serão realizadas em Dezembro, cujos detalhes serão divulgados posteriormente. O público pode consultar a apresentação do projecto e enviar sugestões através da página electrónica www.icm.gov.mo/rd/BIITCM ou por via postal, fax, email ou telefone.