Início » Desinformação com Inteligência Artificial sobre morte de Charlie Kirk atingiu Portugal

Desinformação com Inteligência Artificial sobre morte de Charlie Kirk atingiu Portugal

“Nos dias após o assassinato do ativista de extrema-direita Charlie Kirk nos Estados Unidos da América, imagens manipuladas começaram a espalhar-se nas redes socais, muitas vezes relacionadas à identidade do agressor”, segundo relatório

A campanha de desinformação gerada com Inteligência Artificial (IA) sobre o assassinato do ativista Charlie Kirk afetou Portugal em setembro, concluiu esta quinta-feira um relatório do Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO).

Segundo o relatório mensal do EDMO, dos 1517 artigos intercetados pelas 33 organizações que constituem a rede de verificação de factos, 134 (9%) centraram-se na desinformação relacionada com a Ucrânia e 107 (7%) sobre desinformação relacionada com a imigração.

Além disso, 100 (7%) eram desinformação referente à União Europeia (UE), 78 (5%) sobre o conflito entre Israel e o Hamas, 65 (4%) eram desinformação relacionada com as alterações climáticas, 42 (3%) sobre a Covid-19 e 20 (1%) sobre questões LBGT+ e de género.

No mês passado, a percentagem de notícias falsas que utilizam conteúdo gerado por IA manteve-se, correspondendo a 10% (145) do total.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!