O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento (IPIM) afirmou que a segunda edição da Exposição Económica e Comercial da China e dos Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX) tem como tema “criar novas oportunidades de cooperação”. A edição inaugural da C-PLPEX, realizada em 2023, após seis edições da Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa, contou com 300 empresas, das quais 260 vindas dos mercados lusófonos.
Em comunicado, o IPIM salientou que os expositores vêm de setores como a agricultura, alimentos e bebidas, novas energias, economia marinha, comércio electrónico transfronteiriço e serviços profissionais. No caso da agricultura, serão apresentadas “tecnologias inovadoras, como ‘drones’ [aeronaves não tripuladas] e aproveitamento de resíduos”, juntamente com “produtos agrícolas e derivados característicos”, incluindo grãos de café e caju.
Entre 22 e 25 de outubro, a C-PLPEX irá incluir “também outros elos da cadeia industrial, como a logística de armazenamento e a venda por agentes”, sublinhou o IPIM. O setor das novas energias dará prioridade a “produtos e serviços inovadores, incluindo motociclos eléctricos, cápsulas espaciais de energia nova, armazenamento de energia e sistemas de energia solar”.
Leia mais em Hoje Macau