Início » Arquiteto chinês renomado e documentarista brasileiro morrem em queda de avião

Arquiteto chinês renomado e documentarista brasileiro morrem em queda de avião

A queda de um avião, na noite desta terça-feira (23), deixou quatro mortos em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal. Segundo o Corpo de Bombeiros, a tragédia aconteceu na Fazenda Barra Mansa, no momento que a aeronave realizaria o pouso.

Entre as vítimas estão o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, 62, o documentarista Luiz Ferraz, 42, o diretor de fotografia Rubens Crispim Júnior, 51, e o piloto Marcelo Pereira de Barros, 59. O Governo de Mato Grosso do Sul afirma que os corpos foram encontrados carbonizados, o que indica explosão da aeronave.

Kongjian é idealizador do conceito de cidades-esponja, técnica que usa a vegetação e o desenho de rios e córregos para revitalizar paisagens urbanas e evitar eventos extremos, como enchentes.

Ele esteve presente na abertura da Bienal de São Paulo, onde são exibidos projetos dele. Em nota, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) lamentou a morte de Kongjian Yu e afirmou que a viagem ao Pantanal tinha como objetivo a participação de gravações sobre seu trabalho.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!