Durante o encontro, a Vice-Reitora foi recebida pelo Reitor da UPM, Marcus Im, e as duas instituições trocaram impressões sobre o intercâmbio no ensino superior, a formação de quadros qualificados e a promoção conjunta de projetos de investigação científica.
Marcus Im apresentou os avanços da UPM nas áreas da inteligência artificial e da saúde, destacando os resultados já obtidos em parceria com universidades e centros de investigação de países lusófonos. Manifestou ainda o interesse da UPM em aprofundar a cooperação com a UCP, com especial destaque na investigação científica, como forma de consolidar o papel de Macau como ponte estratégica entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Por sua vez, Margarida Mano elogiou o trabalho da UPM no campo da cooperação científica e tecnológica e agradeceu a receção calorosa. Enfatizou o potencial de colaboração na área da saúde e expressou a expectativa de que esta visita seja o início de uma nova etapa de cooperação académica entre as duas instituições.
No final da reunião, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade Politécnica de Macau e a Universidade Católica Portuguesa. O acordo prevê estabelecer uma parceria académica duradoura, a realização conjunta de projetos de investigação inovadores e a promoção de atividades educativas de qualidade, com impacto direto no desenvolvimento do ensino superior e da ciência na China e nos países de língua portuguesa.