Início » Redução no reembolso do IRS castiga mais os salários médios

Redução no reembolso do IRS castiga mais os salários médios

Uma boa parte dos portugueses que entregaram a declaração de IRS ficaram desiludidos com o valor, pois muitos estavam habituados a receber e, este ano, vão ter de pagar. A quebra no reembolso face ao ano passado é maior nos salários que rondam os 1700 euros brutos, a média do país, podendo chegar a 40% do vencimento.

Um casal com um filho que entregue um IRS conjunto e tenha rendimentos de 3600 euros, 1800 euros cada um, terá de pagar 313 euros no reembolso deste ano, quando no ano passado recebeu 1127 euros. A diferença é de 1440 euros, ou seja, 40% do rendimento familiar, segundo as simulações da consultora Ilya, feitas num cenário de dedução das despesas gerais e familiares em 250 euros por contribuinte.

A diminuição do valor a receber no reembolso de IRS não significa que o imposto pago foi maior, pelo contrário. O imposto baixou no ano passado e, com ele, foram alteradas as tabelas de retenção na fonte, o que fez com que os portugueses descontassem menos IRS no salário mensal, com consequente prejuízo no reembolso. No cenário do mesmo casal, apesar da diferença de 1440 euros no reembolso, o imposto total entregue ao Estado (retenção na fonte mais reembolso) foi menor, pois passou de 8123 euros para 6519 euros. No fim de contas, ficaram a ganhar.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!